Missão


Fortalecer o núcleo familiar das crianças e adolescentes atendidos, através de seu desenvolvimento integral por meio de atividades socioculturais de qualidade, prevenindo dessa forma a vulnerabilidade social.

Visão


Ser um modelo de atendimento sociocultural que elimine o estado de vulnerabilidade social familiar, pautado na idoneidade e bem comum.

Valores


- Acolhimento, Amor ao Próximo, Persistência, Respeito, Transparência e Valorização da Vida.


INSTITUCIONAL

A Associação Assistencial Jesus Chama-te no Caminho para a Luz foi fundada em 21 de fevereiro de 1989, no município de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, motivada pela bondade dos fundadores Alice Cirilo, Antônio Josué Soares e Rosa Maria Neves Soares, que, em conjunto com diversas pessoas de sua comunidade, se uniram para a criação da associação que hoje é uma das principais referências no desenvolvimento sociocultural de crianças, adolescentes e comunidade guaçuana.

Desde a sua fundação a Associação Assistencial Jesus Chama-te, através de seus idealizadores e profissionais, tem como objetivo propor a valorização da vida, através de ações potencializadoras que contribuam diretamente com o desenvolvimento humano e social dos participantes e consequentemente do município. Inicialmente constituída por voluntários, a Associação Assistencial Jesus Chama-te tinha por prioridade o atendimento às necessidades básicas de famílias em situação de vulnerabilidade, moradoras da região norte de Mogi Guaçu, consolidando dessa forma o Programa de Fortalecimento à Estrutura Familiar composto por doações de alimentos e roupas, acompanhamento social e psicológico bem como oportunidades de trocas de experiências através de oficinas socioeducativas e cursos de geração de renda periódicos.

Com o passar dos anos, percebeu-se que o trabalho ali contido poderia extrapolar as fronteiras existentes, potencializando os resultados sociais com a implantação de ações preventivas e formativas junto às crianças e adolescentes. Desta forma, em 2010, foi criado e implantado o Projeto Adolescente. Sim! – PAS!, trazendo uma nova dinâmica no cotidiano da associação, atendendo em seu primeiro ano 10 crianças e adolescentes. Tendo como principal ferramenta a música, passou a oferecer de forma gratuita, no contraturno escolar, inicialmente oficinas de flauta doce, violão, violino. Com o apoio em 2019 do Unesco/Criança Esperança, tivemos um aumento na nossa demanda, passando a atuar em mais duas unidades e a ofertar outras modalidades de oficinas socioculturais, como oficinas de banda, canto coral infantil, escaleta, expressão corporal, fanfarra, musicalização infantil, xilofone e socioeducativas. O projeto se efetivou rapidamente na comunidade, que passou a buscar de forma gradativa as atividades oferecidas, efetivando a OSC como um dos principais agentes de transformação social local, atuando em todo o território do município, priorizando suas atividades na zona norte e leste do município, onde já foram atendidas desde então mais de 1.400 crianças e adolescentes no período de 2010 à 2023.

Possui ainda desde a sua fundação o Coral Santa Teresa, que hoje é um dos carros chefes no segmento voltado ao acesso e democratização cultural, sendo referência local e regional, onde contempla diversas apresentações, encontros, cerimoniais e participações comunitárias. Formado atualmente por aproximadamente 35 coralistas com faixa etária de 14 a 85 anos.

Como reconhecimento de nossas práticas, no ano de 2018 obtivemos o reconhecimento de nossas práticas pelo UNESCO/Criança Esperança, bem como, fomos classificados entre as 200 melhores ONGs do país no prêmio Melhores ONGS do Brasil pelo Instituto Doar e Rede Filantropia, reconhecimento pela eficiência, qualidade de gestão, transparência e boa governança. Ainda no mesmo ano fomos selecionados pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo como Ponto de Cultura. Já no ano de 2019 fomos reconhecidos pela Câmara Municipal de Mogi Guaçu pelos relevantes serviços prestados à população guaçuana. Mesmo diante do período de pandemia do Novo Coronavírus – Covid 19, fomos premiados como uma das 100 melhores ONGs do país e uma das 10 melhores ONGs do país de pequeno porte através do Prêmio Melhores ONGS 2020 e 2022 realizado pelos Institutos Doar e O Mundo que queremos.

Concluindo, podemos definir a Associação Assistencial Jesus Chama-te no Caminho para a Luz como um espaço de desenvolvimento de potenciais em habilidades, onde, de forma articulada com o território local, tece novas dinâmicas e identidades humanas, de forma preventiva e transformadora.

ATUAL DIRETORIA

Para o triênio de 2023/2026 a Associação Assistencial Jesus Chama-te será administrada por uma Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, composta por membros voluntários, atuantes e sempre atentos às necessidades da OSC.
- DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Alice Cirilo
Vice Presidente: Rodrigo Neves Soares
Diretora Secretária: Sandra Helena Bueno
Diretora Secretária Adjunta: Milena Medici Bonon
Diretor Tesoureiro: Ronaldo Neves Soares
Diretor Tesoureiro Adjunto: em vacância
- CONSELHO FISCAL
Conselheiro Fiscal Titular: Cristiane Ap. Esteves Martineli
Conselheiro Fiscal Titular: Marlene Izabel Carraro da Silva
Conselheira Fiscal Titular: Vilma Aparecida Marques
Conselheira Fiscal Suplente: José Carlos Benedito
Conselheira Fiscal Suplente: Rosa Maria Sinihur

FUNDAMENTAÇÃO INSTITUCIONAL

“… Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?… Precisamos tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!”. Arnaldo Jabor

Em conformidade com o Artigo 3º do Estatuto Social em vigência, alterado em 21 de fevereiro de 2022, a Associação Assistencial Jesus Chama-te no Caminho para a Luz, tem por finalidades:


I – Desenvolver serviços, programas, projetos e ações socioeducativos, culturais e esportivos de forma gratuita, com cunho preventivo para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social;


II – Desenvolver oficinas culturais na área da musicalização, instrumentos musicais, canto coral, teatro, dança, entre outras;
III – Integrar e participar no desenvolvimento da Política de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, da Cultura e do Esporte interagindo com outros recursos e experiências, na defesa dos direitos sociais e da cidadania;


IV – Promover o Voluntariado;


V – Organizar, desenvolver e promover treinamentos, palestras, seminários, congressos e cursos especiais focados na área da Assistência Social, da Cultura e do Esporte para seus trabalhadores, voluntários e demais interessados no campo de atuação da Associação Assistencial Jesus Chama-te;


VI – Organizar e promover estudos, programas de pesquisa e extensão focados na área da Assistência Social, da Cultura e do Esporte;


VII – Promover, permitir estágios e pesquisas com faculdades, universidade, escolas técnicas e profissionalizantes;


VIII – Desenvolver, organizar e operar meios de sustentação financeira para o alcance das finalidades referidas nos incisos precedentes, mediante a produção, comercialização e circulação de bens e serviços.

§ 1º - Os serviços, programas, projetos e ações socioeducativas e oficinas culturais contribuirão para o desenvolvimento integral de seus participantes, buscando qualidade de vida compatível com a dignidade humana, sob as inspirações dos ideais de acolhimento, liberdade, solidariedade e cidadania.

§ 2º - Todos os serviços, programas, projetos, oficinas e benefícios socioassistenciais, culturais e esportivos serão ofertados de forma gratuita, na perspectiva da universalidade, autonomia, empoderamento e garantia dos direitos de seus participantes, bem como todas as ações desenvolvidas serão de caráter continuado, permanente e planejado;

§ 3º - Para atingir o cumprimento das finalidades estabelecidas nos seus serviços, programas, projetos, oficinas, ações socioeducativas, culturais e esportivos a Associação Assistencial Jesus Chama-te, utilizará de gestão democrática por meio da participação dos usuários, pais e comunidade.

\