Missão


Fortalecer o núcleo familiar das crianças e adolescentes atendidos, através de seu desenvolvimento integral por meio de atividades socioculturais de qualidade, prevenindo dessa forma a vulnerabilidade social.

Visão


Ser um modelo de atendimento sociocultural que elimine o estado de vulnerabilidade social familiar, pautado na idoneidade e bem comum.

Valores


- Acolhimento, Amor ao Próximo, Persistência, Respeito, Transparência e Valorização da Vida.


INSTITUCIONAL

A Associação Assistencial Jesus Chama-te no Caminho para a Luz foi fundada em 21 de fevereiro de 1989, no município de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, motivada pela bondade dos fundadores Alice Cirilo, Antônio Josué Soares e Rosa Maria Neves Soares, que, em conjunto com diversas pessoas de sua comunidade, se uniram para a criação da associação que hoje é uma das principais referências no desenvolvimento sociocultural de crianças, adolescentes e comunidade guaçuana.

Desde a sua fundação tem por objetivo propor a valorização da vida, através de ações potencializadoras que contribuam diretamente com o desenvolvimento humano e social dos participantes e consequentemente do município. Inicialmente constituída por voluntários, tinham por prioridade o atendimento às necessidades básicas de famílias em situação de vulnerabilidade, moradoras da região norte de Mogi Guaçu, através de doações de alimentos e roupas, acompanhamento social e psicológico, oportunidades de trocas de experiências através de oficinas socioeducativas e cursos de geração de renda periódicos.

Com o passar dos anos, percebeu-se que o trabalho ali contido poderia extrapolar as fronteiras existentes, potencializando os resultados sociais com a implantação de ações preventivas e formativas junto às crianças e adolescentes. Desta forma, em 2010, foi criado e implantado o Projeto Adolescente, Sim! – PAS!, trazendo uma nova dinâmica no cotidiano da associação, atendendo em seu primeiro ano 10 crianças e adolescentes. Tendo como principal ferramenta a música, passou a oferecer de forma gratuita, oficinas de violão, violino, flauta, percussão, canto coral, além de oficinas de expressão corporal e socioeducativas. O projeto se efetivou rapidamente na comunidade, efetivando a associação como um dos principais agentes de transformação social local, atuando em todo o território do município, priorizando suas atividades nas zonas norte e leste do município.

Possui desde a sua fundação, o Coral Santa Teresa, que hoje é um dos carros chefes no segmento voltado ao acesso e democratização cultural, sendo referência local e regional, onde contempla diversas apresentações, encontros, cerimoniais e participações comunitárias. Formado atualmente por coralistas com faixa etária de 14 a 70 anos, desenvolvendo um trabalho intergeracional.

Novamente no ano de 2022 fomos selecionados pelo Prêmio Melhores ONGs e classificados como uma das 10 Melhores ONGs do Brasil de pequeno porte, premiação que vem comprovar que continuamos no caminho correto no atendimento de forma gratuita a tantas crianças, adolescentes, famílias e idosos que necessitam, sendo que em tal ano atendemos a mais de 200 crianças e adolescentes/mês, além de mantermos o Coral Santa Teresa com mais de 40 coralistas.

No ano de 2021 através de parceria firmada com o Poder Público Municipal passamos a ocupar o prédio público localizado na Rua Guerino Papa, nº 91 – Jd. Califórnia na região leste do município, transferindo assim as atividades da Unidade 3 para o novo local.

Pode-se definir a Associação Assistencial Jesus Chama-te no Caminho para a Luz como um espaço de desenvolvimento de potenciais em habilidades, onde, de forma articulada com o território local, tecendo novas dinâmicas e identidades humanas, de forma preventiva e transformadora, beneficiando atualmente dessa forma mais de 200 crianças e adolescentes, além de seus familiares e comunidade. Nesses mais de 30 anos de existência já foram beneficiadas pela Associação Assistencial Jesus Chama-te mais de doze mil crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social, fazendo com que a Associação Assistencial se consolidasse como uma das mais eficientes e respeitadas no município de Mogi Guaçu e região, tornando uma das únicas Organizações da Sociedade Civil – OSC, a atuar neste segmento com reconhecimento público, angariando vários prêmios e destaques entre os quais Criança Esperança, Melhores ONGS, entre outros.

ATUAL DIRETORIA

Para o triênio de 2023/2026 a Associação Assistencial Jesus Chama-te está sendo administrada por uma Diretoria Executiva e fiscalizada por um Conselho Fiscal, composta por membros voluntários, atuantes e sempre atentos às necessidades da OSC.
- DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Alice Cirilo
Vice Presidente: Rodrigo Neves Soares
Diretora Secretária: Sandra Helena Bueno
Diretora Secretária Adjunta: Milena Medici Bonon
Diretora Tesoureira: Antonio Marcos de Lima
Diretor Tesoureiro Adjunto: Ronaldo Neves Soares
- CONSELHO FISCAL
Conselheiro Fiscal Titular: Cristiane Ap. Esteves Martineli
Conselheiro Fiscal Titular: Marlene Izabel Carraro da Silva
Conselheira Fiscal Titular: Vilma Aparecida Marques
Conselheira Fiscal Suplente: José Carlos Benedito
Conselheira Fiscal Suplente: Rosa Maria Sinihur

FUNDAMENTAÇÃO INSTITUCIONAL

“… Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?… Precisamos tentar… Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!”. Arnaldo Jabor

Em conformidade com o Artigo 3º do Estatuto Social em vigência, alterado em 01 de fevereiro de 2017, a Associação Assistencial Jesus Chama-te no Caminho para a Luz, tem por finalidades: Artigo 3º - São finalidades da Associação Assistencial Jesus Chama-te:


I – Desenvolver serviços, programas, projetos e ações socioeducativos e culturais, de forma gratuita, com cunho preventivo para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social;


II – Desenvolver oficinas culturais na área da musicalização, canto coral, teatro, dança, entre outras;
III – Integrar e participar no desenvolvimento da Política de Assistência Social, da Criança e do Adolescente e da Cultura, interagindo com outros recursos e experiências, na defesa dos direitos sociais e da cidadania;


IV – Promover o Voluntariado;


V – Organizar, desenvolver e promover treinamentos, palestras, seminários, congressos e cursos especiais focados na área da Assistência Social e da Cultura, para seus trabalhadores, voluntários e demais interessados no campo de atuação da Associação Assistencial Jesus Chama-te;


VI – Organizar e promover estudos, programas de pesquisa e extensão focados na área da Assistência Social e da Cultura;


VII – Promover, permitir estágios e pesquisas com faculdades, universidade, escolas técnicas e profissionalizantes;


VIII – Desenvolver, organizar e operar meios de sustentação financeira para o alcance das finalidades referidas nos incisos precedentes, mediante a produção, comercialização e circulação de bens e serviços.

\